Bom esse post e para demonstrar nossas experiências e situações vividas a partir das leituras que fazemos durante nossa vida.
Maria de Lourdes Brandel
Eu aprendi a gostar de ler quando comecei a trabalhar em uma livraria aqui em Jaboticabal. Nos momentos em que não havia ninguém para atender eu procurava alguns livros de diferentes temáticas para me distrair. Adoro ler e por isso sempre incentivei meus filhos. Como professora procuro motivar os meus alunos a leitura, e quando vou presentear alguém inclusive meus alunos, sempre procuro um bom livro, pois acredito ser este o melhor presente a se dar e a se receber.
Lendo o depoimento de Rubem Alves,gostei muito do que ele disse."Sou o que sou pelos escritores que devorei.....".Realmente sem leitura,é viver sem conhecimento,sem cultura e mais sem ter muito com que se preocupar,pois só mergulhando no conhecimento de corpo e alma é que nos tornamos leitores,capazes de nos transformarmos e de incentivarmos outros ,no nosso caso,nossos alunos.Eles precisam sentir esse diferencial em nós.Se falta o incentivo em casa,é da escola que ele tem que adquirir.No meu caso eu não precisei esperar da escola.Quando fui à escola já possuia esse gosto pela leitura,pois minha mãe era costureira,e nos seus velhos manequins que ganhava da patroa da fazenda eu já amava folhear e ela foi me ensinando a conhecer as letras e consequentemente fui aprendendo ler,e essa mesma pessoa,a dona da fazenda vendo que eu já tinha aprendido a ler me dava gibis velho da filha,que eu lia e relia várias vezes.Como diz Rubem Alves "faz parte da vida e da alma" é comungar algo que transcede o inevitável.Nossos alunos necessitam descobrir essa riqueza.
Mayra Borges da Silva
Bom, como leitora nos últimos anos deixo a desejar, pois como a maioria dos professores de exatas não sou fã desse habito, mas acredito sim que a leitura me proporcionou muitas coisas boa. Eu sou uma leitora desde os meus 4 anos, minha mãe sempre gostou e teve o habito de ler, e eu comecei a me interessar também, tanto que sempre tive o costume de ler qualquer coisa assim como a Danuza Leão que lia até bulas de remédio, mas assim que conheci a matemática deixei um pouco de lado a leitura, apesar de acreditar que sempre que minha mãe me contava uma historia, eu estava desenvolvendo inconscientemente o conhecimento sobre interpretação de uma história e um fato pois me lembro da maioria das historias contadas por todos, pois sempre crio um cenário para elas, e sempre foi assim mesmo com as historias matemáticas que escultava na escola e na faculdade. Graças a essas experiências tenho muita facilidade em interpretação de texto, e acredito que esse é o caminho do bom leitor.
Marta Bernardo Poli Fattori
Adorei os depoimentos de todos particularmente o de Antônio Candido quando diz que a leitura desenvolve em nós uma quota de humanidade na medida que nos torna mais compreensivos.
Marcelo Bortolossi
Interessante eu não gosto de ler até hoje, não fico mais de meia hora parado com alguma coisa(até estudar), dizem que é porque sou muito ativo, mas acho fundamental ler e principalmente entender o que esta lendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário